Encontro Nacional dos Povos de Terreiro (EGBE): a união faz a força

Encontro Nacional dos Povos de Terreiro (EGBE): a união faz a força


Maior encontro de povos de terreiro da América Latina

O sucesso do EGBE, que se tornou o maior encontro de povos de terreiro da América Latina, é a prova de que o povo de Santo não vai aceitar mais seguir sofrendo as violências e fará resistência e luta com estratégia, articulação política e muitas parcerias que também acreditam que é possível construir um mundo justo e com respeito à todas as religiosidades.

Nesse contexto, cabe destacar em especial, a força simbólica de ter no 3° EGBE, a parceria e o patrocínio da Fundação Banco do Brasil (FBB) que, sendo uma instituição sem fins lucrativos que atua principalmente em prol das comunidades mais vulneráveis, reconhece o potencial do evento como tecnologia social que consegue reunir povos de diferentes territórios de matriz africana, quando os órgãos públicos municipais sequer conseguem mapear e acessar.

Como resultado, o evento provou que os povos de terreiro congregam em uníssono pelo direito à liberdade de rezar – ou de não rezar e acreditar – e pelo respeito a todas as relações com a espiritualidade. E a presença da Fundação Banco do Brasil demonstrou na prática a importância da instituição aliada das causas que defendem os Direitos Humanos.

Makota Celinha Gonçalves é jornalista, empreendedora social da Rede Ashoka e coordenadora geral do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB)

Compartilhar