2º Encontro da Juventude de Terreiro do CENARAB

2º Encontro da Juventude de Terreiro do CENARAB

O Cenarab promoveu, entre os dias 25 e 27 de março, no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte, o 2º Encontro da Juventude de Terreiro do CENARAB.


O evento reuniu, nos três dias de programação, jovens de religiões de matriz africana e promoveu atividades e debates sobre temas como meio ambiente, direitos, fascismo, intolerância religiosa, racismo, cidadania e cultura.


Com o tema “Produzindo Saberes: Resistência e Vivências Ancestrais", o encontro é organizado pelo Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab) e busca incidir sobre a formação dos jovens tanto no terreiro quanto na sociedade.


Sankofa
Neste ano, o conceito Sankofa norteia as atividades. “Sanko”, que significa voltar, e “Fa”, que significa buscar, trazer, tem origem em um provérbio tradicional entre os povos de língua Akan da África Ocidental. A tradução pode ser “não é tabu voltar atrás e buscar o que esqueceu”. A representação de Sankofa é um pássaro mítico que voa para frente e tem a cabeça voltada para trás, carregando no seu bico um ovo, o futuro.


Intolerância religiosa
A data do encontro foi escolhida na semana do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, marcado no 21 de março. O debate sobre racismo religioso e intolerância religiosa também compôs o evento.
Confira as fotos dos melhores momentos do 2º Encontro da Juventude de Terreiro do CENARAB:








Compartilhar