CENARAB – Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileiro

 

HISTÓRIA

O CENARAB foi fundado por religiosas (os) da tradição de matriz africana, no 1° Encontro Nacional de Entidades Negras- ENEN, em 1991, na cidade de São Paulo, SP.

Somamos 33 anos! No rol das ações destacamos o investimento da instituição na formação de lideranças como forma de combater a intolerância religiosa, o preconceito e a discriminação.

 

O CENARAB está organizado em 18 Estados da Federação, com diretorias estaduais independentes e autônomas, organizando as comunidades tradicionais de matriz africana e propondo políticas públicas nas diversas esferas do poder público.

 

O CENARAB – Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileiro é uma entidade sem fins lucrativos, com sede na cidade de Belo Horizonte na Rua Desembargador Barcelos, 102 – Bairro Calafate.

A sede está em um móvel público em regime de comodato, cujo projeto arquitetônico é assinado por Oscar Niemeyer, tombado pelo Patrimônio Municipal. Mas, com toda a responsabilidade de selar e preservar a memória da cidade, porém não recebemos incentivos financeiros da administração municipal e nem estadual.

 

MISSÃO

O CENARAB acredita que uma das formas de se combater, o racismo e a intolerância religiosa, preconceito de classes, o machismo e a LGBTQIA+ fobia também se dão através da formação e qualificação das pessoas destas comunidades, preparando-as para por meio de sua arte, de sua cultura e história de vida vencer este grande desafio.

 

COMPROMISSO

O CENARAB tem como compromisso criar e apoiar ações que possam transformar a realidade das comunidades tradicionais na formação de lideranças como forma de combater a intolerância religiosa, o preconceito e a discriminação.

 

CONSTRUIMOS JUNTOS

As parcerias para realizar ideias são fundamentais, por isso contamos com a solidariedade e a parceria de pessoas comprometidas com a construção de uma nova sociedade, pessoas que acreditaram e acreditam em nossos ideais.

 

NOSSAS AÇÕES

Nossas ações estão sempre em buscar por meios de apoios e editais que disponibilizam verbas que possam contribuir para custear nossos projetos e a manutenção do espaço.